História

O nome Uirapuru é  originário do tupi guarani “wirapu’ru. O pássaro, também chamado de arapuru, irapurá, irapuru, guirapuru, virapuru, tangará, rendeira, pássaro-de-fandango e realejo, remete a designação comum a diversas aves da família dos Pipridae, especialmente as mais coloridas dos gêneros Pipra L., Chiroxiphia Cab. e Teleonema Reich.

É um pássaro ativo, que se locomove muito rapidamente. Alimenta-se de pequenos insetos e de frutas. Nativo da América do Sul, vive em meio à floresta úmida, e pode ser encontrado na região amazônica brasileira e nos países vizinhos. É um animal silvestre que não pode ser mantido em cativeiro e que, infelizmente, está sob perigo de extinção.

Há uma lenda indígena sobre o Uirapuru que conta a história de um pássaro que encanta e traz muita sorte, chegando a ser considerado mágico, e quem o encontra pode ter um desejo especial realizado. O Uirapuru é um símbolo de felicidade e toda a floresta fica em silêncio para ouvir e apreciar a beleza do seu canto.

Nosso Uirapuru, pássaro amazônico de cores fortes e conhecido como o músico das matas, traz em seu corpo o vermelho representante de nossa paixão pelo valores aqui professados, o amarelo trazendo o otimismo para encarar os desafios e no preto o profissionalismo e a marca antirracista de nossa trajetória.

Nesse sentido, propomos este projeto como um canto capaz de nos proporcionar mais felicidade ao realizar um sonho de um mundo mais justo, diverso e inclusivo, em que o antirracismo, a equidade de gênero e as sexo-diversidades sejam vetores de promoção dos direitos humanos nos âmbitos público e privado.

Soluções