Colaboradoras

Agnes Viana
Agnes Viana, 23 anos, formanda em Pedagogia com ênfase em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Designer gráfica autodidata.
Desenvolvo atividades relacionadas com a Coordenação de Comunicação Eleitoral, como desenvolvimento e coordenação de projeto estratégico de comunicação, redação de textos, design, roteiros, desenvolvimento de site, produção de conteúdo para redes sociais, WhatsApp, entre outras. Atualmente, atuo como estrategista de mídias e designer gráfica.


Dandara Rudsan
Mulher preta travesti, TransFeminista, antirracista e abolicionista penal. Bacharela em Direito (Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína – 2012). Co-fundadora e Coordenadora Executiva do Coletivo Amazônico LesBiTrans e Fundadora do ZarabatanaINFO – laboratório de cyberativismo
construído por mulheres lésbicas, travestis e transexuais da Amazônia. Bolsista do Programa de Aceleração de Lideranças Femininas Negras Marielle Franco (Fundo Baobá para Equidade Racial). AfroAssessora & AfroEmpreendedora em Projetos culturais e socioambientais.
Especialista em Diálogos e Mediação de Conflitos (SILO ArtLatitude Rural). Ex-Relatora Nacional em Direitos Humanos DhESCA e membra do Grupo de trabalho interdisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Pará no Enfrentamento ao Racismo Ambiental. Professora convidada da UERJ no Curso de especialização em Relações Étnicos-Raciais e Gênero: Ferramentas Teórico e Práticas em Perspectivas Emancipatórias e Teoria Crítica do Direito (2021).


Elaine Barbosa
Advogada, Doutoranda em Direito UFRJ/FND e pesquisadora com formação principal nas áreas jurídicas para consultoria e contencioso a mais de 10 anos no mercado. Atuação de destaque para as áreas de Compliance antidiscriminatório, diversidade e inclusão, elaboração de projetos, pareceres e prática de Advocacy. Desenvolvimento de Mentoring para corporações, inserção de jovens no mercado de trabalho. Pesquisadora das áreas relacionadas aos campos dos Direitos Humanos, Educação e justiça social através da perspectiva antirracista e interseccional. Professora, palestrante e autora de diversos artigos publicados sobre as temáticas mencionadas.


Lívia Paiva
Doutoranda e Mestre em Direito na UFRJ, com período de pesquisa doutoral na UNAM/México. Professora efetiva do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e pesquisadora do DIHCI (Direitos Humanos, Cultura e Identidade). Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da EMERJ e pesquisadora do NUPEGRE (Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia) na mesma instituição. Possui curso de extensão na Université Paris VIII (2011) em cultura e organizações internacionais e Université Paris-Dauphine (2011). Desenvolve pesquisa nas áreas de direitos humanos, teoria feminista do direito, filosofia feminista do direito, direito penal e políticas culturais.


Noelle Resende
Pós-doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, doutora em Direito pela PUC-Rio, mestre em Direito pela UERJ, e bacharel em Direito pela UERJ. Atua há 15 anos no campo dos direitos humanos, com ênfase nos temas da violência de Estado, memória e resistência, tendo experiência em organizações da sociedade civil, no poder público e em organismos internacionais de proteção. Foi coordenadora do Programa Justiça Presente (CNJ/PNUD) no estado da Bahia, integrou a Subcomissão da Verdade na Democracia ‘Mães de Acari’, da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, e coordenou diferentes projetos e pesquisas em organizações da sociedade civil e no âmbito universitário. É também psicanalista e esquizoanalista.


Priscila Calaf
Mestra em Antropologia Social pela UnB, com experiência em pesquisa, comunicação e gestão pública em temas relacionados a gênero, violência, sexualidade, Direitos Humanos, educação e políticas públicas. Responsável técnica pela construção dos primeiros dados oficiais sobre LGBTfobia no Brasil. Foi analista de políticas sociais no Ministério da Saúde e trabalhou com participação social no GDF. Foi coordenadora de conteúdo e consultora de monitoramento nas 2 últimas campanhas presidenciais. É co-autora dos livros “Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência escolar” e “Gangues, Gênero e Juventudes”, entre outros.


Roberta Eugênio
Roberta Eugênio é advogada formada pela UERJ e mestre em Direito pelo PPGD/UFRJ. Foi assessora jurídica parlamentar por quatro anos e integra o Instituto Alziras desde 2018. Atuou como advogada em organizações do terceiro setor como o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDH) e a Redes da Maré. Tem experiência profissional no campo dos direitos humanos, mulheres e desigualdades, violência política de gênero e relações étnico-raciais, tendo ministrando aulas, seminários e mini-cursos nas citadas temáticas. Integra o conselho político da organização Mulheres Negras Decidem e também é colunista da seção “Olhares Negros”, do site Congresso em Foco, onde escreve sobre política,relações étnico-raciais, mulheres e poder.


Thaís Pinhata
Advogada, com experiência nas áreas do Direito Criminal e Fashion Law, atuante em casos relacionados ao preconceito e discriminação. Mestre e Doutoranda em Direito pela Universidade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (Direito USP). Professora do curso de extensão Mulheres Encarceradas da UFRJ (Núcleo de Direitos Humanos), Consultora do Departamento Jurídico em Direito Antidiscriminatório do Instituto Nelson Mandela no Rio de Janeiro. Pesquisadora dos Direitos Penal, Direito Antidiscriminatório, políticas de gênero e práticas antirracistas.
